#A Pipa Ajuda | 6 Pontos Essenciais para Criares um Blog - Parte I

Olá meus amores!

Esta nova rubrica do blog irá servir como um meio onde colocarem as vossas questõesduvidas onde vos poderei ajudar em diversas áreas do mundo digital. Tais como: bloginstagramtumblrfacebook ou até o pinterest.


Se tiveres alguma questão que gostasses de ver esclarecida podes mandar por e-mail através do mail pipaboavaiela@gmail.com


Antes de criares um blog tens de ter atenção a alguns pontos que são considerados essenciais e que não podes não ter em consideração. Quando te vem à cabeça a ideia de criares um blog, tens impreterivelmente de pensar nestes aspetos que irão ser considerados neste post.


1. PONDERAR QUAL OU QUAIS OS ASSUNTOS A SEREM ABORDADOS:
Este é dos aspetos mais importantes. Pensei nele como a estrutura e onde o vosso blog ficará seguro, ou seja, no qual se irão basear na criação de conteúdo para o mesmo.
Devem pensar quais serão as categorias e no que irão falar nos vossos posts. Se irão ser bloggers de moda, lifestyle, viagens, arte (música, filmes, livros), etc...

  • neste tentem que o vosso tema não seja demasiado segmentado, isto porque depois irão ver-se aflitos na criação de conteúdo e irão chegar a um momento em que estarão sempre a falar do mesmo

2. DEFINIR O NOME DO BLOG:
Não me irei alongar muito sobre este assunto aqui neste post. Acho interessante e que tem tanto para falar que irei fazer um post sobre o mesmo posteriormente. O que acham?
O nome será parte da vossa identidade, neste caso do blog. Portanto, é fulcral que esteja relacionado com vocês. Que se identifiquem com o mesmo e pode até estar relacionado com os assuntos abordados. Por exemplo: se for um blog sobre dietas pode ser algo como "Light Food & Recipes".

3. OPTAR POR UMA PLATAFORMA:
Escolham, mais uma vez, com a qual se identifiquem mais e com a qual trabalhem e se sintam mais à vontade.
Eu adoro a blogger, mas há muitas pessoas que se dão melhor com a da Sapo ou até com a do Wordpress. Estas são todas elas mais personalizáveis o que é ótimo para fazerem o vosso blog muito ao vosso estilo.
Não acho que seja bom optarem pela wix. 

4. PENSAR E CONCRETIZAR O LOGÓTIPO:
Pensem agora no vosso blog como uma marca. Então, o logótipo será algo essencial, pois as pessoas muitas vezes e grande parte delas quando pensarem no vosso blog sem se aperceberem irão associar ao vosso logo. Portanto, ele deve ser muito bem pensado, tendo em consideração aspetos como o conteúdo dos vossos posts e a se é ou não de fácil memorização. 
Devem também na sua criação pensar quais as cores que serão predominantes no vosso blog, se querem algo demasiado chamativo ou minimalista. Tudo isto conta!
Há ainda mais aspetos a ter em conta.


Estes foram os meus pensados e concretizados para que pudesse chegar realmente aquele que eu queria.

5. ESCOLHER O LAYOUT/TEMPLATE:

Deverá ser também algo com o qual te identifiques. Nunca te esqueças que o blog é teu. Apesar de ser feito para os teus seguidores, ele é teu. Por esse motivo, deve ser feito baseado nos teus gostos. Até porque se tu gostares do teu blog mais prazer irás ter em investir nele. 
Escolhe um template que seja simples, intuitivo, prático e que apesar da simplicidade consiga prender os teus seguidores. Agora dizem e pensam vocês "Filipa podes falar português?". Apenas escolham um minimalista, sem grandes exageros, que seja de simples acesso aos menus todos e intuitivo, pois quem o usa pela primeira vez não vai querer ter um manual de instruções. Além disso, não se esqueçam que se for muito complexo as pessoas irão cansar-se e desistir dele.

6. PÁGINAS IMPORTANTES A CONSIDERAR:



Os teus seguidores devem saber quem está por detrás dos posts. Querem conhecer mais sobre quem escreveu o que eles estão a ler e até para que os seguidores possam (ou não) criar uma empatia com o blogger. Neste caso vocês. Portanto, é importante terem uma página de "BIO". Isto para além do "Sobre Mim" ou "Autor".
A página "Home" não pode não existir. Quando as pessoas entram num menu no teu blog têm de ter uma forma simples e fácil de voltar ao início do blog.
Optem por ter uma página "Contacto" para terem uma forma de empresas entrarem em contacto com vocês para eventuais parcerias ou até seguidores para exporem algumas dúvidas, questões ou simplesmente para vos dizerem algo que consideram importante.

  • Cria um e-mail para o blog para que não se misture com o teu pessoal e possa ser mais profissional

Se quiserem que seja abordado de forma mais detalhada algum dos pontos mandem por e-mail, entrem em contacto comigo ou simplesmente deixem em comentário. Mas não deixem as vossas dúvidas apoderarem-se de vocês e deixarem que vocês desistam dos vossos sonhos.
Estarei aqui para vos ajudar!


Espero que tenham gostado do post e que tirem proveito dele.



Beijinhos!




Enviar um comentário

My Instagram